Se está interessado(a) na escalada esportiva e não sabe como começar, aqui vão algumas dicas:

 

 

 

 

 

 

 

A primeira coisa que você precisa é conhecer pessoas que escale. Certeza que na sua área existem (há muitos escaladores/as, mais do que parece) o problema é encontrá-los. Entra em fóruns, redes sociais, motores de busca… no final encontra. Compareça, tem coragem e pede para ACOMPANHAR alguém a escalar. Note-se que ninguém se negará de ir olhar, mas que podem ser conversadores se diretamente pede para escalar. Vai conhecendo pessoas e grupos com este sistema e vá repetindo com os melhores. Já semeado a semente.
Se tudo isso falhar, inscreva-se para um curso onde, além de ensinar de maneira formal conhecerá gente que começa como você. Isso tem o inconveniente (além da falta de material) que as pessoas que começam, como tu, desconhece as áreas de escalada e que podem ter erros (às vezes muito graves) de forma inconsciente.

Falando de cursos, você deve fazer um sim ou sim. Mas tenha atenção que uso a palavra de uma forma muito ampla, não digo que tenha que pagar; pode fazer com que você conheça alguém que já saiba escalar, ou ir aprendendo de pessoas diferentes, completando com leitura… O que deve ter muito claro é o que você tem que aprender (e exigir, se é de pagamento), assim que te apresento um roteiro de aprendizagem para que se lembrem. Este é o seu programa:

CURSO PRELIMINAR

  •  O que foi dito acima, conheça pessoas que escale e acompanhe-os.
  • Quando tiver alguém de confiança (certamente na primeira vez que você vá com eles/as) pede tentar algo fácil em Top Rope. Não se preocupe por agora, o que significa exatamente, mas tenha em conta que, até o 3º curso deve escalar SEMPRE em Top Rope.
  • Verifique se você realmente quer seguir em frente com isso. Talvez não é, definitivamente, o esporte que você queria ou esperava…
  • Se não no início, dê uma segunda chance. Se você gostou, não hesite, compre uns pés de gato. Isso, você mostrará ao grupo que você deseja seguir em frente e não terão a sensação de perder tempo contigo. Mais abaixo te dou algumas dicas sobre a sua compra.

CURSO 1º NÍVEL

  •  Escolha a pessoa (ou pessoas) que você quer aprender. Isto é importante, nem todo o mundo vale para o ensino e nem todos(as) estão preparados(as) ou querem.
  • Conheça basicamente o material. Deve-se distinguir um mosquetão de um capacete, por exemplo, e saber PARA QUE são usados, nesta tarefa, você leva cerca de 10 minutos. Mais adiante você irá aprender COMO se usa.
  • Lhe dê a quem você dá, você deve aprender PRIMEIRO… a assegurar. Isso merece uma explicação:
    Muita gente começa a explicar os princípios da escalada (três pontos de apoio,…), ou como se coloca o cinto, ou o nó de oito, ( … ), mas há uma sutil diferença (para o seu grupo de amigos escaladores) entre IR para escalar e LEVÁ-lo a escalar. O chicote pode colocar eles, oito se podem fazer também, mas se não garante, é uma carga para o grupo. Se sabe se garantir, você pode ir para escalar com uma pessoa que saiba. Simplesmente os dois. Se você não sabe, seu colega vai precisar de alguém que lhe assegure e tu serás o(a) terceiros(a) que não chamarão. Simples assim.
  • Preocupe-se neste primeiro curso para aprender a assegurar o bem. Garante muito (assegurar, em Top Rope é mais fácil, começa por aí) e esforce-se por entender (pede explicações) quando se corrijam (para o iniciante não é evidente que você deve furar a lateral da parede nas primeiras chapas para que o(a) escalador(a) não cair sobre sua própria corda, ou quando é necessário assegurar-se de forma dinâmica ou estática, como se garante em um pêndulo, como se recupera corda, após a queda em um teto… Você pode não perceber tudo de primeira, mas pouco a pouco o farás.
    É evidente, o que se sabe assegurar o bem, todo o mundo te chamará para escalar.
  •  Leia tudo o que puder sobre escalada. Entra no mundo e aprende. A Internet está cheia de informações úteis.
  • Aprender a entrar o chicote e a fazer o oito. Verifique sempre que o seu parceiro/a que escala os tenha bem assegurados! Não te confie pensando que sabe mais do que você vai ser bom, todo mundo pode ter deslizes. É uma prática que deve se  habituar desde o princípio e é importante.

O QUE COMPRAR E EM QUE ORDEM

  1. Em primeiro lugar, os pés de gato. Tudo o resto, se o pode pedir emprestado. Os apropriados para começar são baratos e polivalentes. Significa que valem para qualquer tipo de rocha. Têm uma sola não-assimétrica e costumam ser “moles”. A alternativa são os “gatos específicos”, que costumam ser rígidos, assimétricos e preparados para um estilo particular de escalada (válvula, por exemplo), Estes não são adequados para começar, já que são caros e os destrozarás em graus baixos, sem explorar o seu potencial.
  2.  O segundo, o chicote (nem todo mundo tem um par para emprestar um) e capacete (imprescindível para escalar e para garantir sua vida)
  3. Pouco a pouco, de tudo. Mosquetões, corda, aparelho segurador, descensor, magnesera, maillones de pegue, … Ninguém disse que esse esporte fosse mais barato.